Notícia

Empreendedores aprendem a inovar para aumentar o faturamento

Voltada para o setor de varejo, a palestra reuniu 150 participantes em Lauro de Freitas

A empresária Thalita Cáceres há quatro anos comanda junto com o seu marido uma franquia da Mundo Verde em Vilas do Atlântico. Pensando em conhecer um pouco mais sobre técnicas de inovação, ela participou na noite desta quinta-feira, 2, da palestra “Como a tecnologia pode ajudar a vender mais e com eficiência, e encantando o cliente”, no Riverside Hotel, em Lauro de Freitas. O evento foi ministrado pela doutora e pesquisadora em Tecnologias Emergentes para Varejo, Regiane Romano, e aconteceu durante o Circuito Empresarial Inovação e Tecnologia no Varejo da Bahia - Caminhos e Possibilidades de Sucesso.

Para Thalita, a palestra mostrou que é possível inovar com simples ações ou mudanças. “Já penso em aplicar alguma coisa a partir de amanhã, como oferecer na minha loja uma experiência de compra diferenciada para o meu cliente”, contou. Assim como ela, cerca 150 empreendedores lotaram o local em busca de mais informações e novidades sobre tecnologias e varejo.

Na palestra, Regiane Romano apresentou exemplos práticos de como a inovação e o uso da tecnologia ampliaram a experiência de consumo. Para ela, o foco das empresas deve sempre estar na “pessoa”. “Devemos usar e abusar das tecnologias para reconhecer o que o cliente quer e oferecer um atendimento personalizado. A inovação não é o que nós inventamos, é o que o cliente adota, e tem que ser simples. Se vocês querem ter sucesso em seus negócios, foquem nas pessoas”, afirmou.

Presente ao evento, o diretor técnico do Sebrae, Lauro Ramos, destacou a oportunidade de criar uma agenda compartilhada de trabalho, com capacitações e eventos para os empreendedores em Lauro de Freitas, e a importância da inovação para o varejo. “Vimos hoje que a questão da inovação está muito próxima e podemos empregá-la como um caminho para ampliar a competitividade dos pequenos negócios”, explicou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lauro de Freitas, Ribamar Kleber Silva, ressaltou a relevância do comércio para o município. “Lauro de Freitas tem uma identidade própria e um comércio forte. Esta palestra foi apenas o começo de uma grade de eventos, em parceria com o Sebrae, para estimular esse setor de serviços e comércio”, afirmou Silva.

Inovação para todos

Durante toda a palestra, Regiane Romano frisou que a inovação pode ser aplicada nos negócios, independente do porte da empresa. Segundo ela, as soluções para as demandas estão acessíveis, basta usar a criatividade e saber exatamente o que precisa para se ter um bom resultado. “Você tem que pensar bem qual é o seu negócio para saber qual a inovação que será incorporada para fornecer ao cliente o que ele quer e precisa”, disse.

Os exemplos apontados por Regiane vão de ferramentas simples, como o QR Code - que possibilita, entre outras funções, mais informações sobre o produto e controle de estoque -, até tecnologias mais sofisticadas, como a impressão em 3D. “Tudo vai mudar daqui para frente. O mundo se digitalizou e nós temos que aprender a usar o que está lá”.

Por fim, ela estimulou o empreendedorismo nos participantes. “É preciso parar de achar que a tecnologia não está lá para você. Não tenha medo de ousar. O mundo tem que ser reinventado”.

O Circuito Empresarial acontece em 11 municípios baianos e é realizado pelo Sebrae, com o patrocínio da Rede, o apoio do Jornal Correio*, e as parcerias da Federação da Câmara de Dirigentes lojistas (FCDL), Câmaras de Dirigentes Lojistas locais (CDL), Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb), Sistema Fecomércio Bahia, associações comerciais e sindicatos patronais.

Programação

Em outubro, o circuito contemplará ainda as cidades de Juazeiro (29/10), Senhor do Bonfim (30/10) e Jacobina (31/10). No mês seguinte, a palestra será ministrada em Irecê (6/11), Teixeira de Freitas (12/11), Eunápolis (13/11), Santo Antônio de Jesus (14/11) e em dezembro, segue para Ilhéus (5/12), finalizando em Vitória da Conquista (11/12). O investimento para participar do evento nestes municípios é de R$ 50.

Data de Publicação
08/10/14
Fonte
Sebrae

Fotos da Notícia

http://www.ba.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/BA/empreendedores-aprendem-a-inovar-para-aumentar-o-faturamento,52fc77d89f0d8410VgnVCM2000003c74010aRCRD