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Escritora diz que comerciantes devem se reinventar através de canais tecnológicos

Regiane Romano fez palestra em Lucas do Rio Verde e tratou sobre tecnologia e informação a comerciantes e comerciários

Aproveitar as ferramentas tecnológicas e buscar a aproximação com a clientela. Esse foi o recado dado pela escritora Regiane Relva Romano ao palestrar para um público formado por comerciantes e comerciários de Lucas do Rio Verde na última sexta-feira. Mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação e doutora em Administração de TI, Regiane é uma das maiores especialistas do mundo no assunto.

Antes do seminário, ela conversou com a imprensa e observou que os lojistas devem manter todos os canais de comunicação abertos para entender e atender as necessidades dos clientes, especialmente numa época em que a troca de informações acontecem de forma ágil. “O consumidor quer tudo agora, de uma forma rápida, acessível e precisa que o varejista entenda que ele mudou, que ele se digitalizou, se virtualizou e ficou muito mais bem informado e muito mais cortejado”, destaca. “A tecnologia tem que ajudar o varejista a melhorar a experiência de compras deste consumidor e, principalmente, melhorar suas operações pra que consiga ser mais eficaz e eficiente”.

A escritora e pesquisadora cita que até pouco tempo a tecnologia de ponta era restrita a pequena parcela da população. Com a queda dos preços de tablets e smartphones, a tecnologia passou a estar ao alcance de todos. O varejista, por exemplo, pode agilizar a oferta de seus produtos, independente do tamanho do seu empreendimento, através de redes sociais, sem a necessidade de elaboração de uma página comercial. “Não é uma questão de preço, mas de criatividade, de conhecer o poder da tecnologia e utilizá-la, mesmo sendo um pequeno varejista. Uma barreira é achar que isso é para o grande, quando na verdade isto é para o pequeno”, assinalou Regiane.

Durante a palestra, Regiane Romano abordou situações que, mesmo parecendo recentes, fazem parte do mercado tecnológico há cerca de duas décadas. Ela afirmou que as pessoas usam essas ferramentas de formas variadas e que o consumidor deve usar todos os canais possíveis para alavancar seus negócios. “Ou você usa a tecnologia ou revê sua operação, ou vai ser muito difícil sobreviver nesse mundo globalizado”, afirma.

Ela chamou a atenção dos comerciantes sobre a necessidade de despertar os sentidos e emoções dos clientes. Uma das formas, a mais forte delas, é através da exposição das vitrines. Um estabelecimento que sabe apresentar seus produtos, segundo a pesquisadora, acaba ganhando a preferência do cliente. “Não só a parte da vitrine, como iluminação, organização dos produtos dentro da loja. O consumidor foi preparado para ter uma loja organizada e visualmente bonita. Pra vender, você precisa encantar a parte visual dele”, ressalta Regiane.

A empresária Sandra Krause participou do seminário e aprovou a iniciativa do Sebrae, organizador do evento, em trazer Regiane Romano para Lucas do Rio Verde. Sandra ressalta a importância dos comerciantes e empresários buscarem inovação para melhor atender a clientela. “Estamos sempre procurando o que o mercado está oferecendo, a gente tem que ir atrás, estar se informando, atender a necessidade da clientela, ir atrás de novidades”, declarou a empresária, elogiando ainda a qualidade dos cursos e seminários oferecidos pelo Sebrae de Lucas do Rio Verde.

“O papel do Sebrae é realmente promover o conhecimento. Sabemos que em Lucas do Rio verde há um segmento bastante expressivo voltado para o varejo, por isso decidimos trazer a doutora Regiane Romano, que é especialista nessa área”, declarou Rubens Pinho, coordenador do Sebrae. “O empresário tem que se tornar mais competitivo no seu ramo de atividade e conseguir se destacar pelo seu diferencial. Não adianta ter a melhor marca e produto se não tem a pessoa preparada para satisfazer a necessidade da clientela”, conclui Pinho.

Data de Publicação
25/08/14
Fonte
Expresso MT

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