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Inovação vence preconceito

Implantação da tecnologia na micro e pequena empresa supera barreiras com adoção de processos acessíveis aos empreendimentos

O mercado de varejo no Brasil deve investir cada vez mais em inovação e tecnologia para sobreviver. “Inovar faz muita diferença no mercado atual”, explica Regiane Romano, palestrante do Ciclo de Seminários (29/04), em Goiânia (GO), em evento pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). Regiane mostrou tecnologias emergentes para empreendedores goianos, que podem ser aproveitadas por micro e pequenas empresas.

As soluções ‘importadas’ em feiras internacionais beneficiam especialmente sistemas de gestão, controle de estoque e interatividade. Regiane apresentou uma ‘Loja conceito’ que implantou 18 tecnologias para funcionar. Entre elas, a identificação biométrica, catálogo eletrônico, parede interativa e tráfego controlado. “Os processos são acessíveis para empreendimentos de pequeno porte”, garante.

Para Regiane, os custos de implantação e manutenção das tecnologias não impõem barreiras para empresas. “A maior barreira para adoção de processos tecnológicos é o preconceito, imaginar que as inovações não são para o próprio negócio.”

Segundo a palestrante, os parceiros podem ajudar, como é o caso do Sebrae, por meio do Programa Sebraetec. “Conheço empreendimentos que se utilizaram do programa para adotar processos.”

Eleita ‘A pessoa mais inovadora do mundo’, no ano de 2012 (Prêmio ID People Awards), Regiane ajudou implantar a primeira Loja Inteligente da América Latina (Grande São Paulo), com uso de iPads, telas de LED e provadores interativos. “O sistema custou R$ 50 mil, com três computadores, três tablets, dois monitores, oito antenas de rádio frequência e dois leitores eletrônicos”, explica.

Data de Publicação
05/05/14
Fonte
Sebrae

Fotos da Notícia

http://www.go.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/GO/inovacao-vence-preconceito,fed1a096cbbc5410VgnVCM1000003b74010aRCRD